Agende uma visita! (11) 3251.0360

Lipolifting de coxa: cicatriz crural com ancoragem duplo-ligamentar

06/03/2012

RESUMO

Objetivo: Apresentar uma alternativa para as técnicas já conhecidas de cirurgia corretiva da face interna de coxa, a partir de um estudo anatômico mais detalhado da região, onde conseguimos obter resultados superiores, cicatrizes menores, e um pós-operatório reduzido, por meio de lipolifting crural com ancoragem duplo ligamentar.

Método: Técnica preconiza a associação da diminuição de tecido gorduroso por lipoaspiração, quando necessário associado ao tratamento da fáscia superficial com dupla ancoragem ligamentar, sendo uma no ligamento inguinal e outra no tendão do músculo adutor longo, promovendo a prevenção absoluta das queixas de migração de cicatrizes tão discutidas no passado, favorecendo inclusive a possibilidade de maior retirada de substância de uma forma mais segura.

Resultados: A ancoragem duplo-ligamentar propicia uma cicatriz menor e mais bem posicionada, bem como permite uma ressecção maior de tecidos. O pós-operatório também é beneficiado, uma vez que a paciente fica liberada mais precocemente a retornar seus movimentos diários, e no seguimento a longo prazo (2 anos) não foi observada migração da cicatriz ou deformidade genital

INTRODUÇÃO

O envelhecimento é um processo fisiológico dinâmico e progressivo, com diferentes e variadas alterações internas e externas.

No envelhecimento intrínseco, a curvatura da face interna da coxa normalmente se apresenta mais acentuada (ptoses), sendo causa frequente de queixa em nossos consultórios.

Um aspecto estético também pouco desejado é observado com frequência nos casos de grandes perdas ponderais, seja por causa pós-gastroplastia redutora, medicamentosa ou mesmo reeducação alimentar.

Muitas são as técnicas cirúrgicas descritas1-7, porém esta cirurgia ainda continua a liderar a lista de operações de desagrado da maioria dos colegas cirurgiões plásticos, que custam a indicá-la devido ao alto índice de insatisfação com o resultado, às grandes cicatrizes e até às complicações no seguimento a longo prazo.

Com o aumento de casos pós-cirurgia bariátrica, a busca por melhores táticas cirúrgicas para a correção desta queixa se fez necessária. Com a associação de um estudo anatômico mais detalhado da região, conseguimos obter resultados superiores, cicatrizes menores, e um pós-operatório reduzido, por meio da técnica de lipolifting crural com ancoragem duplo ligamentar.

A técnica preconiza a associação da diminuição de tecido gorduroso por lipoaspiração, quando necessário, e do tratamento da fáscia superficial com dupla ancoragem ligamentar, sendo uma no ligamento inguinal e outra no tendão do músculo adutor longo. Além disso, a técnica promove a prevenção absoluta das queixas de migração de cicatrizes tão discutidas no passado, favorecendo inclusive a possibilidade de maior retirada de substância de uma forma mais segura.

Devido a esta ancoragem descrita, as pacientes são estimuladas a voltarem a suas atividades normais e movimentação mais precocemente, sem risco de deiscências. A ressecção do excesso de pele, por ser realizada sem tensão, cursa com acomodação do retalho, tendo apenas a cicatriz crural residual, de boa qualidade e bem posicionada, proporcionando maior satisfação às pacientes.

Nos pacientes com grandes perdas ponderais, nos quais existe maior flacidez que gordura, podemos estender a cicatriz na projeção da linha inferior do abdome (localização das cicatrizes de abdominoplastias). Em casos extremos, entendemos existir uma limitação nos resultados a serem conseguidos com uma cicatriz única crural, especialmente em pacientes pós-cirurgia bariátrica, podendo nesses casos ser realizada a técnica em dois tempos cirúrgicos.

Entre em contato

Avenida Cotovia, nº 465, Moema
São Paulo - SP | CEP: 04517-001

Telefax: (11) 3251-0360 | Celular: (11) 97999-2299

contato@clinicavasti.com.br

Criação e desenvolvimento Princi Agência Web