Agende uma visita! (11) 3251.0360

A escolha do nome: Clínica Vasti

Rainha Vasti e sua passagem pela história

Rainha Vasti

Vasti foi uma mulher muito atraente, descendente de uma das sete famílias de sangue azul da Pérsia.

Foi Rainha no reinado do Rei Assuero também chamado de rei "Longímano" Artaxerxes da Pérsia, reino que começava nas proximidades da Índia e terminava onde, atualmente, se encontra o Sudão, na África. Ele gostava de passar o tempo com os amigos, de beber vinho e da sua esposa Rainha Vasti.

No terceiro ano de seu governo, no ano 483 a.C., durante seis meses, ele fez uma reunião para exibir o palácio de inverno em Susa aos vassalos de suas 127 províncias. Para coroar o encerramento da reunião, ele armou uma tenda para servir um banquete para 10 mil pessoas. Depois de uma semana de festas, o rei teve a idéia de exibir a esposa, rainha Vasti, uma mulher de beleza incomum e indiscutível.

O rei enviou um de seus eunucos para dar o recado à Vasti. Porém, a rainha tinha os seus propósitos e se sentiu ofendida de ter que ser exibida como um objeto na frente dos vassalos do rei.

A recusa dela não foi aceita pelo rei facilmente. Ela, porém não se dobrou diante da ordem do Longímano e continuou no banquete dos seus aposentos com as amigas. Os conselheiros do reino, preocupados com a repercussão da ousada atitude feminista de Vasti, mandaram divulgar em todo o reino que, daquela data em diante, todas as mulheres deveriam tratar seus maridos como seus superiores. O decreto machista que alcançava quase toda a população feminina da época mandava: "Que todo marido fosse chefe da sua casa e que tivesse sempre a última palavra." (Ester, 1.22)

Vasti, recusando-se a ser uma mera mulher objeto, foi banida da presença do rei e Ester assumiu seu lugar. Ela perdeu a coroa e o marido, no entanto não perdeu a dignidade.

Vasti é reconhecida hoje como uma das grandes mulheres da história, e um grande exemplo. Ela não aceitou seguir o fluxo da sua época. Ela preferiu manter sua dignidade. Paul Brand tinha como princípio orientador para sua carreira médica o seguinte: "O bem mais precioso do ser humano é o seu espírito, seu desejo de viver, seu senso de dignidade, sua personalidade."

Seu nome significa em Hebraico: De beleza incomum

Entre em contato

Avenida Cotovia, nº 465, Moema
São Paulo - SP | CEP: 04517-001

Telefax: (11) 3251-0360 | Celular: (11) 97999-2299

contato@clinicavasti.com.br

Criação e desenvolvimento Princi Agência Web